terça-feira, 2 de março de 2021

Atividade - Áreas da filosofia.

 

 –  Atividade de Filosofia.   Tema: Áreas de estudo da Filosofia.

O que é filosofia?

 Uma forma de responder essa questão é através de uma visão geral das suas principais áreas de estudo – metafísica, epistemologia, filosofia moral, filosofia política, lógica, filosofia da arte – e dos vários problemas abordados em cada uma delas.
Conhecer isso permite uma ter uma noção global do que essa disciplina trabalha. Para usar uma analogia, imagine que é um turista explorando uma nova cidade. Você olha o mapa para ter uma visão geral, conhecer algumas avenidas principais e onde estão os pontos de seu interesse, os lugares que deseja visitar. Conhecer as áreas de estudo e problemas da filosofia é como olhar um mapa. Você terá uma visão geral da disciplina e, assim, saberá, em certo sentido, o que ela é e poderá identificar os temas e problemas que deseja conhecer.

Metafísica
A palavra “metafísica” é o título dado por Andrônico de Rodes a um conjunto de textos aristotélicos que significa “aquilo que está depois da física.” Qual o sentido dessa expressão? A física estuda a natureza e seus fenômenos, porém isso não esgota o que pode ser questionado sobre a realidade. Existem aspectos dela que são ainda mais fundamentais.  É essa realidade, que está “depois da física”, o objeto de estudo da metafísica.
Um exemplo clássico de questão metafísica é se o universo é composto apenas por objetos materiais ou se também existem coisas que não são materiais, como a alma ou deus.
Entre as várias perguntas metafísicas estão: O que é o ser? Ou seja, quais as características fundamentais disso que chamamos de real? Por que existe algo em vez de não existir nada

Epistemologia
Epistemologia vem do grego episteme que significa “conhecimento” e logos que significa “teoria”. Literalmente, então, trata-se de uma teoria do conhecimento. De maneira geral, essa área da filosofia se ocupa do conhecimento, procura definir o que ele é, como ele é possível, além de abordar tipos específicos de conhecimento, como a ciência.
Algumas das questões colocadas nessa área da filosofia são: Como sei que existo? Como saber se não está sonhando nesse exato momento? O que é conhecimento? O que significa afirmar que se conhece algo?

Filosofia Moral ou ética
O ser humano vive em sociedade e para que a convivência seja possível existem os códigos morais. A moral, nesse sentido, da origem a uma série de discussões filosóficas. Como, por exemplo: Será que uma vida justa é feliz? O que é certo e o que é errado?
Além disso, dentro da filosofia moral há a chamada ética prática. Como o nome sugere, se trata de discussões filosóficas sobre problemas práticos presentes nas sociedades contemporâneas. Algumas dessas questões são: Temos o dever moral de fazer caridade? Praticar um aborto é moral?  É certo usar animais para alimentação ou pesquisa? Ou todos deveriam se tornar vegetarianos?

Filosofia Política
A filosofia política também pressupões a convivência do homem em sociedade. Mas nesse caso, o principal objeto de discussão é a própria forma como se da a organização social.
Algumas das questões discutidas pela filosofia política são: É necessário um governo para a sociedade? Como ele deve ser? Devemos aceitar a autoridade do Estado? Quais os limites do poder do governo? Os cidadãos deveriam ter direitos?  Qual a natureza das desigualdades de gênero?  

Lógica
Uma das características centrais da filosofia é seu caráter argumentativo. Um filósofo deve saber argumentar para justificar o que diz, portanto, não há nada mais importante que a lógica. Isso porque a lógica estuda as formas corretas e incorretas de argumentação. Em outras palavras, como diferenciar um argumento válido de um argumento inválido. É através de seu estudo que aprendemos a avaliar melhor argumentos apresentados por outras pessoas, saber se são bons ou não, além de possibilitar que melhoremos nossa capacidade de construir argumentos.

Conclusão
Esse é foi um rápido panorama das áreas de estudo da filosofia. Para concluir, é importante destacar uma característica fundamental do pensamento filosófico, que o seu caráter sistemático. Isso quer dizer que um filósofo, quando pensa, o faz de maneira que seu pensamento forma um todo integrado. Assim, se ele pensar sobre metafísica, política e moral, suas concepções sobre cada um desses temas serão relacionadas. Ao iniciar o estudo da filosofia é importante levar isso em consideração.

Questões:

1- Quais são, segundo o texto, as áreas de estudo da Filosofia.

2 – Escolha uma das áreas de estudo e explique o que ela significa.

3 – Como conclusão: Qual é a característica fundamental do pensamento filosófico?

Pode ser respondida no e-mail: prof.jr.braga@gmail.com


segunda-feira, 1 de março de 2021

Diferença entre Ética e Moral


FILOSOFIA

Diferença entre ética e moral.

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.

Para pensarmos nas diferenças entre ética e moral, devemos recorrer, primeiro, à raiz etimológica dessa palavras. Ética deriva da palavra grega êthos, que quer dizer “caráter”. Ela era utilizada para representar os modos de agir de uma pessoa, ou seja, suas ações e comportamentos. Uma variante de êthos era a palavra éthos, que significa “costume” e pode ser aplicada a uma sociedade. O termo latino que designa éthos é moris, de onde retiramos a palavra moral. Pode-se dizer que na ética e moral tem origens semelhantes.

Basicamente, ética é o comportamento individual e refletido de uma pessoa com base em um código de ética ou de conduta que deve ter aplicabilidade geral. É chamado de ética o campo da Filosofia que se dedica a entender e a refletir as ações humanas (ações morais) e a classificá-las enquanto certas ou erradas. Por isso, podemos dizer que ética é uma espécie de “filosofia moral”.Moral é, por sua vez, o costume ou hábito de um povo, de uma sociedade, ou seja, de determinados povos em tempos determinados. A moral muda constantemente, pois os hábitos sociais são renovados periodicamente e de acordo com o local em que são observados. 

O que é moral?

A moral é uma espécie de conjunto de hábitos e costumes de uma sociedade. A moral, em geral, faz-se de acordo com a cultura de um local em um determinado espaço de tempo. Normalmente, alguns elementos da sociedade influenciam-na, como a religião, o modo de vida da sociedade, o acesso que essa sociedade tem à informação e o uso que as pessoas de determinado recorte social fazem da informação. A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. 

O que é ética?

Ética é o que diz respeito à ação quando ela é refletida, pensada. A ética preocupa-se com o certo e com o errado, mas não é um conjunto simples de normas de conduta como a moral. Ela promove um estilo de ação que procura refletir sobre o melhor modo de agir que não abale a vida em sociedade e não desrespeite a individualidade dos outros. Em Ética prática, o filósofo australiano Peter Singer destaca e refuta quatro pontos que ele considera que não se aplicam à ética, apesar das pessoas, insistentemente, considerarem tais pontos características do que seria a ética.

A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação. É a ética que vai garantir às ações das pessoas a correção moral, sendo que, muitas vezes, uma ação moralmente ética pode não se enquadrar na moral de uma determinada sociedade.

Por exemplo, se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto. Se, em uma situação hipotética, alguém salva uma mulher prestes a morrer daquela maneira, essa pessoa está atentando contra a moral, mas está agindo certo, de acordo com a ética. Fonte utilizada: Brasil Escola 

Questões:

1. Qual a origem da palavra ética e da palavra moral? 

2. Moral e Ética são a mesma coisa? 

3. Na sua opinião vivemos, atualmente, em uma crise ética ou moral? (Justifique).

Pode ser respondido no e-mail: prof.jr.braga@gmail.com