segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atividade de Sociologia - 1ºano - Senso Comum - Olhar sociológico.

               

 E.E. Dr. Tolentino Miraglia.

 

Atividade de Sociologia – Prof. Jr. Braga.

Estamos acostumados a olhar para o que acontece ao nosso redor, para as pessoas que nos cercam, e a encarar tudo como natural, como se o mundo fosse assim e sempre tivesse sido.

As explicações que somos capazes de dar para os acontecimentos da vida em sociedade são marcadas por uma forma de conhecimento orientado por prenoções e juízos de valor.

Para desenvolver um olhar sociológico é preciso mudar essa forma de encarar a realidade.

Juízo de valor é um juízo que enuncia uma apreciação negativa ou positiva das coisas, ou seja, um julgamento baseado em valores.

A proposta desta Situação de Aprendizagem é fazer justamente isso: mostrar a você que há outras formas de ver a realidade, de olhar para um mesmo objeto. No caso da Sociologia, isso passa pelo olhar de estranhamento da realidade, ou seja, de desnaturalização da nossa maneira de ver o mundo. Quase tudo que vemos em nossa sociedade é cultural, quase nada é natural. Percebendo que uma sociedade pode ser muito diferente de outra percebemos também que não é natural e que pode-se mudá-la, transformá-la. Desta forma começamos a usar o “olhar sociológico” que é um observar, isto é, um olhar mais aprofundado que utiliza o estranhamento e a desnaturalização como princípios metodológicos e o senso crítico, baseado em juízo de fatos, para compreender a sociedade em que vivemos.

Objeto ou objeto de estudo é o nome dado pelos sociólogos e cientistas sociais para os fenômenos que eles estudam.

Estranhamento é um olhar de afastamento e de crítica com relação a tudo que lhe parece natural, verdadeiro e definitivo.

A Sociologia é uma ciência e não se faz ciência baseando-se no senso comum.

Toda construção científica é um lento processo de afastamento do senso comum. Não se pensa sociologicamente imerso nele. O olhar humano está sempre repleto de pré-noções sobre a realidade que nos ajudam a compreendê-la, e essas pré-noções estão repletas de conhecimento do senso comum, que é uma forma válida de pensamento, mas não é o único. Como é marcado pela superficialidade, o preconceito, os sentimentos, entre outras características, se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as pré-noções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. A ciência se constrói com um cuidado metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor típicos do senso comum.


Características do senso comum: Imediatista, Superficial, Acrítico, Cheio de sentimentos e Cheio de preconceitos.

I m e d i a t i s t a: O senso comum se caracteriza muitas vezes por ser extremamente simplista, ou seja, muitas vezes não é fruto de uma reflexão mais cuidadosa. Não se preocupa em definir nada muito bem, não tem, portanto, preocupação com as palavras que emprega.

S u p e r f i c i a l: É uma forma de conhecimento que se conforma com a aparência. Muitas vezes usa frases como: “porque vi”, “porque senti”, “porque disseram”, “porque todo mundo diz” etc. Ou seja, muitas vezes não procura ir além de uma primeira explicação.

A c r í t i c o: Como ele é superficial e aceita muitas vezes a primeira explicação, é também acrítico, pois não estabelece uma visão aprofundada do que vê, não questiona o que é dito.

C h e i o d e s e n t i m e n t o s: Nossa visão da realidade é marcada excessivamente por nossas emoções, e elas, normalmente, tiram a objetividade, pois são pessoais e não estão baseadas na razão. Elas podem fazer com que ajamos de forma irracional. E o conhecimento do senso comum muitas vezes é repleto de emoções já que se baseia numa primeira impressão.

C h e i o d e p r e c o n c e i t o s: O senso comum, muitas vezes, é repleto de preconceitos. O preconceito é um pré-conceituar, ou seja, é a atitude de achar que já se sabe, sem conhecer de verdade algo, pois usa explicações prontas que estão repletas de juízos de valor. Portanto, a atitude preconceituosa em relação à realidade e a tudo o que a cerca é aquela da pessoa que julga sem conhecer, com base no que acredita ser ou que deva ser.


Questões:

1 - O que é juízo de valor?

2 - Quais são as características do senso comum?

3 - O que é estranhamento?

4 - Qual é o nome dados pelos sociólogos para os fenômenos que eles estudam?









Nenhum comentário:

Postar um comentário