E.E.
DR. Tolentino Miraglia. - S O C I O L O G I A .
Os
Conceitos de Aculturação e Assimilação.
- 2º Série Ensino Médio.
O
termo “aculturação” foi criado em 1880 por um antropólogo
chamado J. W. Powell para designar as transformações dos modos de
vida e pensamento dos imigrantes em contato com a sociedade
norte-americana (CUCHE, 2002, p. 114).
A
aculturação não significa “deculturação” simplesmente. Pois
o “a” na frente não tem o sentido de “falta de” ou
“privação”, como ocorre com outras palavras. Por exemplo:
amorfo, sem forma, ou ainda amoral, como alguém que não tem moral.
Não é esse o caso da palavra aculturação. O “a” no início da
palavra vem etimologicamente do latim ad, que significa um movimento
de aproximação. Com o passar do tempo, a palavra se transformou em
conceito para explicar o contato entre diferentes povos. E a partir
de então o termo passa a significar:
“A
aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato
contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes
e que provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de
um ou dos dois grupos.” CUCHE, Dennys. A noção de cultura nas
Ciências Sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002. p. 115.
A
aculturação:
-
não é necessariamente sinônimo de mudança cultural;
-
não é apenas difusão de traços culturais;
-
não pode ser confundida com assimilação.
A
aculturação não é necessariamente sinônimo de mudança cultural.
Procure frisar que mudar, toda cultura muda. Não há cultura que
permaneça estática, que não se transforme, pois a cultura é um
eterno processo. E que a mudança cultural é parte de toda cultura.
Entretanto, algumas mudam mais rápido, outras mais devagar.
Por
exemplo muitos grupos indígenas que, segundo o senso comum, dão a
impressão de não mudar, porém isso ocorre, pois nós não os
conhecemos direito.
As
culturas mudam não só devido a causas externas, isto é, elas não
mudam apenas pelo contato com outras culturas, mas também devido a
fatores internos à própria cultura. E se a aculturação vem do
contato com outros povos, confundi-la com mudança cultural é deixar
de lado toda uma parte da mudança cultural que é a transformação
por fatores internos à própria cultura.
A
aculturação não é somente difusão de traços culturais. Pois ela
é um processo maior e mais complexo do que a difusão de traços e
características que pode ocorrer sem que povos entrem em contato
direto entre si. Por exemplo, por meio de livros, revistas, filmes
etc. Mas a aculturação pressupõe justamente o contato direto de
pessoas de diferentes grupos.
E,
por fim, frise para os alunos que aculturação não pode ser
confundida com assimilação. Ela não é sinônimo de assimilação.
Povos
aculturados não são necessariamente assimilados. Pois nem todo
processo de aculturação resulta necessariamente na assimilação
total de um grupo por outro:
“Por
outro lado, não se pode confundir aculturação e ‘assimilação’.
A assimilação deve ser compreendida como a última fase da
aculturação, fase aliás raramente atingida. Ela implica o
desaparecimento total da cultura de origem de um grupo e na
interiorização completa da cultura do grupo dominante.” CUCHE,
Dennys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. 2. ed. Bauru:
EDUSC, 2002. p.116.
De
fato, a assimilação seria a última etapa de todo o processo de
aculturação devido ao contato de dois grupos, pois implica o fim da
cultura de um dos grupos, uma vez que a cultura do segundo grupo é
totalmente assimilada pelo primeiro. Ora, a assimilação total de um
grupo por outro é algo muito difícil de ocorrer. E, assim, a
aculturação na grande maioria das vezes não provoca o fim de uma
das culturas. Na verdade, na maioria das vezes ambos os grupos se
modificam. É verdade que as modificações são em geral maiores em
um grupo do que no outro.
Dificilmente
um dos grupos acaba. Os novos costumes, ou características, são
sempre internalizados por ele de acordo com a sua lógica interna.
Apesar das modificações, a lógica interna permanece muitas vezes.
Com isso mantém-se a forma de raciocinar do grupo. Por exemplo: o
uso de roupas ocidentais por grande parte da humanidade não faz com
que os grupos deixem de pensar como sempre pensaram. A incorporação
do jeans e da camiseta como quase um uniforme por todos os jovens não
faz com que eles pensem da mesma forma ou que deixem de ter seus
valores de acordo com a cultura na qual estão inseridos. O que não
significa que não sejam influenciados pelos valores de outra
cultura. É verdade também que às vezes as mudanças são tão
intensas que pode ocorrer de o grupo realmente acabar.
De
qualquer forma, é sempre bom destacar que praticamente não há
cultura que não se
modifique
pelo contato com outra. Ou seja, que o processo de aculturação
quase sempre se dá dos dois lados. É por isso também que há
autores que vão criticar a ideia de aculturação, pois ela muitas
vezes parece não dar conta de que o processo é recíproco, mesmo
que raras vezes seja simétrico. Normalmente é um processo
assimétrico. Uma cultura quase sempre se transforma mais do que a
outra, pois as culturas não estão em pé de igualdade.
Questões:
1. Qual
autor criou o termo aculturação e para ele o que significava?
2. A
aculturação é sinônimo de assimilação? Justifique.
3. Explique
o que é aculturação? (usando o conceito de Dennys Cucche)
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