domingo, 9 de agosto de 2020

Atividade de Sociologia - TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: EMPREGO E DESEMPREGO NA ATUALIDADE


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO:

EMPREGO E DESEMPREGO NA ATUALIDADE


Qual é a importância do trabalho na vida das pessoas? Por que as pessoas trabalham? O que

significa o desemprego na vida das pessoas? Por que as pessoas ficam desempregadas?


Podemos responder que a importância do trabalho relaciona-se com a necessidade de garantir os

meios de vida do trabalhador e de sua família. Sem trabalho as pessoas não sobrevivem, não têm casa para morar, alimentos, roupas, calçados, não podem estudar, não têm lazer. Mas o trabalho pode indicar, igualmente, uma ética do trabalho, invocando valores como honestidade, dignidade, independência, autorrealização. Podemos expressar também uma insatisfação com o trabalho, negando esses valores ao considerar o trabalho como uma carga imposta aos indivíduos que são explorados pelos patrões. Muitos não se adaptam e acabam desempregados outros, apesar de trabalharem bem perdem seu emprego para que a empresa aumente seus lucros, ou simplesmente são substituídos por máquinas.


“Ao lado do término da escolaridade formal e da constituição de uma nova família, o ingresso no mercado de trabalho constituía-se tradicionalmente como um marco importante da transição dos jovens para a vida adulta. E para boa parte dos jovens dos chamados países desenvolvidos esse ingresso ocorria apenas após o término da educação formal. No Brasil, esta realidade nunca foi predominante para a maioria dos jovens, sendo mais evidentes o início da vida ativa antes mesmo da conclusão da escolaridade e a combinação entre trabalho e estudo. Mas, tanto nos países desenvolvidos quanto aqui, muitos estudos passaram a reconhecer a diversificação e complexidade dos caminhos das jovens gerações em direção à vida adulta. Nesse processo, as transformações na instituição escolar e no mundo do trabalho têm um lugar importante, parecendo significativo aprofundar a observação dos percursos juvenis nas duas esferas.

Primeiramente, considerando o mundo do trabalho, ainda se encontra em curso um intenso

processo de crise e transformação que, há pelo menos mais de 30 anos, vem atingindo de modo

diferenciado as mais diversas regiões, setores e perfis dos trabalhadores.

A partir dos anos 1970, nos países desenvolvidos, e do final dos anos 1980, no Brasil, os mercados de trabalho tornaram-se cada vez mais heterogêneos e fragmentados, observando-se um grupo de trabalhadores com alta qualificação, atividades em período integral e direitos trabalhistas

assegurados convivendo ao lado de uma grande massa de trabalhadores pouco qualificados, ocupando postos de trabalho precários, mal remunerados, muitas vezes sem quaisquer direitos trabalhistas, e junto ainda a um número cada vez maior de desempregados. Sendo assim, as transformações no mundo do trabalho e o aumento dos ganhos de produtividade não significam aumento do nível de emprego, tornando o desemprego um problema estrutural no cenário global. O período mais recente mostra um contexto de maior crescimento da atividade econômica e das oportunidades de empregos e ocupações que, embora ainda insuficientes, podem ser indicativos de relevantes mudanças socioeconômicas em curso”. CORROCHANO, Maria Carla...[et al]. Jovens e trabalho no Brasil – desigualdades e desafios para as políticas públicas. São Paulo: Ação Educativa, Instituto ibi, 2008. p. 9


Em primeiro lugar, a referência à passagem da juventude à idade adulta, que tem como marcos a conclusão do Ensino Médio ou Superior, o ingresso no mercado de trabalho e a constituição de uma nova família. No caso do Brasil, essa passagem nunca ocorreu de forma tão linear, mas, sim, com constantes rupturas, seja com relação à frequência à escola, seja ao ingresso e permanência no mercado de trabalho.

Os jovens, na maioria das vezes, conciliam escola e trabalho ou abandonam a escola para dedicar-se ao trabalho. Esse quadro tem se tornado mais complexo com as mudanças no mundo do trabalho;


Essas mudanças, que no Brasil se iniciaram a partir dos anos 1980, provocaram alterações no mercado de trabalho, diversificando-o e colocando novas exigências para os trabalhadores. Até pouco tempo, acreditava-se que o progresso técnico levaria ao progresso social. Entretanto, estudos realizados demonstram que a riqueza de alguns países capitalistas não para de aumentar, mas, ao mesmo tempo, aumentam as taxas de desemprego e o número de excluídos do mercado de trabalho. O crescimento econômico ocorre, portanto, acompanhado pela redução dos postos de trabalho, ou seja, ele não leva ao pleno emprego (situação na qual praticamente todos os que querem trabalhar conseguem arranjar emprego). As transformações no mundo do trabalho tiveram consequências para o exercício do trabalho, exigindo do trabalhador ajuste às novas condições. Se, por um lado, exigem-se novas qualificações e maior escolaridade, por outro são criadas formas degradadas ou precárias de trabalho. Logo, as transformações no mundo do trabalho são extremamente contraditórias. De um lado qualificam-se alguns ramos de atividade e, de outro, ocorre uma desqualificação de certos setores ou a sua precarização.


Até pouco tempo, acreditava-se que o progresso técnico levaria ao progresso social. Entretanto, estudos realizados demonstram que a riqueza de alguns países capitalistas não para de aumentar, mas, ao mesmo tempo, aumentam as taxas de desemprego e o número de excluídos do mercado de trabalho. O crescimento econômico ocorre, portanto, acompanhado pela redução dos postos de trabalho, ou seja, ele não leva ao pleno emprego (situação na qual praticamente todos os que querem trabalhar conseguem arranjar emprego). As transformações no mundo do trabalho tiveram consequências Os estudos têm revelado que essas transformações resultam especialmente da automação ou introdução de inovações tecnológicas.


As máquinas modernas, que revolucionaram os modos de se comunicar, relacionar e trabalhar,

facilitam, por um lado, a vida das pessoas, e, por outro, quando aplicadas ao processo de trabalho, implicam a utilização cada vez menor de mão de obra para obter cada vez mais bens e serviços. Esse é o significado de “ganhos de produtividade” que aparece no texto apresentado: hoje é possível produzir mais riqueza com um número menor de trabalhadores.


Questões:

1 -Qual é a importância do trabalho na vida das pessoas? Por que as pessoas trabalham?

2 – Segundo o texto, quais são os marcos de passagem do jovem para vida adulta?

3- O progresso técnico, segundo o texto, leva ao progresso social?


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