segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Atividade de Sociologia 1ºano - Desigualdade de Classes.

 

 Desigualdade e diferença.

A diversidade social e cultural brasileira é muito grande e isto é algo que caracteriza a nossa sociedade e que deve ser preservado. As difernças culturais ou diversidade cultural que temos não são problemas, o problema é não respeitar ou saber conviver com as diferenças. Já a desigualdade social e econômica ou o fato de termos tanta riqueza numa economia capitalista forte e, ao mesmo tempo, tanto miséri, é um problema social que devemos enfrentar.


DESIGUALDADE DE CLASSES

No dia a dia, convivemos com pessoas que exercem as atividades mais variadas e recebem rendimentos diversos para cada trabalho realizado. Dependendo da posição ocupada no mercado de trabalho, do grau de especialização da atividade exercida e da competitividade naquela área de atuação, os ganhos serão maiores ou menores. Isso faz com que cada pessoa tenha acesso a benefícios e oportunidades de mobilidade social diferenciadas.

Vejamos um exemplo: uma pessoa capacitada para operar máquinas pode se tornar um trabalhador da indústria, ter um emprego com carteira assinada e receber um salário. Se for casada e seu cônjuge também tiver um emprego remunerado, ambos poderão somar suas rendas e economizar para dar entrada no financiamento de uma casa própria. Porém, se não tiverem outra fonte de renda além do salário, seu padrão de vida será limitado ao que conseguirem economizar a cada mês. Uma pessoa proprietária de máquinas, por outro lado, capacitada para administrar uma indústria, pode se tornar um empregador e investir em um ramo empresarial, gerar capital e obter lucro. Com o lucro obtido a partir do trabalho dos empregados na sua indústria, poderá investir na continuidade do seu negócio e na bolsa de valores. Se for um bom empreendedor, poderá alcançar um bom padrão de vida, a partir dos rendimentos obtidos dos seus investimentos. O que há de diferente nos dois exemplos mencionados? A capacitação para o trabalho? A posição ocupada no mercado de trabalho? Quanto cada um obtém no fim do mês?

Nesse exemplo, bastante simples, a diferença é que o operador de máquinas não é o dono da máquina e, portanto, pode apenas vender o seu trabalho para o seu empregador. No segundo caso, o industrial é o proprietário das máquinas e, portanto, pode dispor do trabalho de muitos empregados. Há aqui uma diferença fundamental entre ambos, que os coloca em situação de desigualdade: o fato de possuir os meios de produção (máquinas, galpão, energia elétrica, matéria-prima, ou seja, tudo o que permite produzir alguma coisa) faz com que o industrial tenha muito mais capacidade de gerar renda do que o trabalhador.


Mobilidade social: refere-se ao movimento de indivíduos e grupos entre diferentes posições econômicas. Ela pode ser vertical, ou seja, quando os indivíduos sobem ou descem na escala socioeconômica, ou horizontal, quando se mudam de bairro, cidade, Estado ou país.


Essa é apenas uma maneira de se perceber a desigualdade social. Com efeito, podemos analisar a diferença de posição entre as pessoas com base nos mais diversos atributos, como o gênero, a idade, a afiliação religiosa ou posto militar, por exemplo. A forma mais comum de medir a desigualdade social é por meio da renda: quanto maiores as diferenças entre os rendimentos obtidos pelas pessoas em uma comunidade, sociedade ou país, maior a desigualdade entre elas.


Divisão de classes sociais segundo o IBGE.


Em seus estudos, é utilizado o critério por faixas de salário mínimo, classificadas da A até a E. Por exemplo, a A compreende pessoas que vivem com mais de 20 salários mínimos por mês, enquanto a E é de até 2 salários.


Classe A = acima de 20 SM

Classe B = de 10 a 20 SM

Classe C = de 4 a 10 SM

Classe D = de 2 a 4 SM

Classe E = até 2 SM


SM = Salário Mínimo.


Questões.

1 – A diversidade social, segundo o texto é um problema? Justifique.

2 – Segundo o texto, a desigualdade social é um problema? Justifique

3 – O que é mobilidade social?

4 – Qual é a forma mais comum, segundo o texto, de medir a desigualdade social?




Pode ser respondido também em: jamaral@prof.educacao.sp.gov.br

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário