segunda-feira, 29 de junho de 2020

Atividade de Sociologia - Jovens e consumo.

 
         

     JOVENS, CULTURA E CONSUMO
Hoje, é comum nos referirmos às pessoas entre 13 e 30 anos como jovens. Essa delimitação às vezes se estende às pessoas um pouco mais velhas ou mesmo mais novas. Às vezes podemos usar o termo “jovem” em vez de “adolescente”. Isso ocorre porque não há uma definição muito precisa de quando começa a idade “jovem”, tampouco de quando ela termina. Para os fins desta Situação de Aprendizagem, nos referiremos à faixa etária em que se encontram os alunos do ensino médio, como “jovens”.
O aspecto mais importante é que os jovens não são todos iguais. No Brasil, essa realidade parece evidente do ponto de vista sociodemográfico em função das enormes desigualdades sociais ainda vigentes em nosso país. Porém, o que é interessante apontar, além das diferenças que podemos observar em relação à origem social dos jovens, ao sexo, ao local de moradia, ao grau de escolaridade, entre outros fatores, são as diversidades quanto aos hábitos de consumo, às práticas de lazer, de fruição e de produção de cultura e também de produção de identidades.
Embora os interesses, os hábitos de lazer e o comportamento das pessoas mais novas, em geral, tendam a ser diferentes daqueles das pessoas mais velhas, até a década de 1950, aproximadamente, não se podia dizer que os jovens se destacavam como possuidores de uma “cultura própria”, ou como consumidores de produtos específicos e praticantes de atividades de lazer circunscritas a esta faixa etária. Ser jovem era mais uma fase da vida antes de se tornar adulto, com suas fragilidades e especificidades. O jovem precisava ser “preparado” para se tornar um cidadão, segundo determinados padrões considerados adequados, dependendo da sociedade na qual estava inserido. Esse quadro começou a mudar com o surgimento da cultura e da comunicação de massa, após a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos foram o primeiro país a se beneficiar do novo ciclo de desenvolvimento industrial deslanchado com o final da guerra, quando houve uma ampla diversificação da produção e o aumento significativo dos níveis de emprego e dos benefícios do Estado de Bem-Estar Social. Esse período também foi caracterizado pelo crescente consumo, ampliado pela criação de novos bens e pelo aumento da importância dos meios de comunicação. Nessa época, a escolaridade obrigatória foi estendida e houve uma significativa ampliação da oferta de empregos para os jovens recém-saídos do sistema educacional. Essas condições sociais e econômicas proporcionaram a emergência de novos estilos juvenis de vida.
A lógica por detrás da marcação das diferenças entre grupos de jovens que buscavam ora seguir as tendências da moda, ora se contrapor ao contexto político e social vigente, opera de várias formas, aqui vamos destacar: por meio do lazer, da música e da contestação.
Por meio do lazer: os grupos de colegas e amigos se reúnem em seu tempo de lazer a
fim de se divertir juntos. Desenvolvem estilos próprios de vestuário, cheios de simbolismos, e elegem elementos privilegiados de consumo, que se tornam também simbólicos e em torno dos quais criam identidades distintas.
Por meio da contestação: outros grupos de jovens, reunidos por afinidades de classe e origem social, buscam elaborar uma resposta diferenciada daquelas disponíveis, apropriando-se de forma peculiar de objetos providos pelo mercado, pela indústria cultural, atribuindo-lhes novos significados, a partir da inversão do seu uso original ou da reunião de objetos díspares em um conjunto inusitado cujo propósito é causar estranheza, criando estilos divergentes em contraposição a outros grupos sociais.
Por meio da música: o consumo de diferentes estilos musicais é um dos aspectos fundamentais na formação de grupos de jovens que se reúnem para ouvir, tocar, compor e se apresentar em conformidade com o tipo de música de sua preferência. O estilo musical, além de funcionar como marcação identitária, serve para comunicar e expressar ideologias políticas, filosofias de vida, modos de pensar sobre a realidade, manifestações sobre sentimentos em relação aos problemas sociais vivenciados no cotidiano, denúncias, protestos etc.

Questões:
1- Quais são as formas destacadas no texto, de marcação de diferentes grupos entre os jovens?
2- Cite exemplos de diferenciação dos jovens por meio música?
3- Segundo o texto, qual foi o primeiro país a se beneficiar com o novo ciclo de desenvolvimento capitalista depois da segunda guerra mundial? O que este contexto proporcionou aos jovens?


 

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