Atividade
de Sociologia. – Consumo versus consumismo.
Chegou
o momento de trabalhar a diferença entre consumo e consumismo. O
consumo
como
forma de satisfação de necessidades básicas faz parte da
existência do homem enquanto ser cultural. O homem só existe
enquanto ser cultural e que é por intermédio da cultura que nos
diferenciamos dos outros animais. Mas, nas sociedades que passaram
pelo processo de industrialização, a apreensão dos conteúdos
simbólicos da cultura não se faz apenas por intermédio do consumo,
mas, principalmente, por meio do consumismo.
Para
alguns autores, o consumismo está mais relacionado com a criação
de desejos crescentes, e não tanto com a satisfação de
necessidades. Ou seja, muitas das propagandas, ao tentar vender seus
produtos, não apelam para uma necessidade que o indivíduo tem e que
aquele produto irá preencher ou satisfazer, mas sim a desejos que
ele nem sabe que tem ou que muitas vezes não tem.
Muitas
vezes as propagandas usam frases como: “Esse produto trará uma
satisfação que você não espera”, ou algo similar. Ou seja, ela
vende não a satisfação de uma necessidade existente, mas a criação
de uma nova necessidade que aquele produto irá suprir e ela nem
sabia que isso seria possível. Não é raro que a propaganda,
transmitida pelos meios de comunicação, trabalhe a ideia de que o
produto pode mudar a vida da pessoa ou de que a mesma não tem
consciência de como isso poderia ser bom para ela. A incessante
criação de desejos implica na contínua substituição dos objetos,
uma vez que novas necessidades são criadas o tempo todo e assim nos
baseamos no excesso e no desperdício (BAUMAN, 2008, p. 53).
O
volume de novidades rapidamente torna obsoletas levas e levas de
produtos. Há então um excesso de novidades.
“Na
economia consumista, a regra é que primeiro os produtos apareçam
(sendo inventados, descobertos por acaso ou planejados pelas agências
de pesquisa e desenvolvimento), para só depois encontrar suas
aplicações. Muitos deles, talvez a maioria, viajam com rapidez para
o depósito de lixo, não conseguindo encontrar clientes
interessados, ou até antes de começarem a tentar. Mas mesmo os
poucos felizardos que conseguem encontrar ou invocar uma necessidade,
desejo ou vontade cuja satisfação possam demonstrar ser relevante
(ou ter a possibilidade de) logo tendem a sucumbir às pressões de
outros produtos ‘novos e aperfeiçoados’ (ou seja, que prometem
fazer tudo o que os outros podiam fazer, só que melhor e mais rápido
– com o bônus extra de fazer algumas coisas que nenhum consumidor
havia até então imaginado necessitar ou adquirir) muito antes de
sua capacidade de funcionamento ter chegado ao seu predeterminado
fim.”
BAUMAN,
Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em
mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 53-54.
Os
jovens começam a compreender que o consumo faz parte de toda a vida
social, pois os seres humanos precisam consumir para existir.
Mas
nas sociedades que passaram pelo processo de industrialização não
há apenas o consumo enquanto forma de satisfação de necessidades
básicas; há também o consumismo. Ou seja, o consumo contínuo e
incessante de bens, serviços e produtos muitas vezes supérfluos.
Questões:
1-
Qual a diferença entre consumo e consumismo?
2
– Segundo Zygmunt Bauman, o consumismo é realizado sem
necessidades? A propaganda não cria novos desejos? Justifique sua
resposta.
3
– Para Bauman qual é a regra da economia consumista?
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