segunda-feira, 29 de junho de 2020

Atividade de sociologia - 1ª série - Ciência da Sociedade Industrial: Origens.




                                        
Atividade de Sociologia. 1ª série - 
Ciência da Sociedade Industrial: Origens.                                    

Uma das características do século XIX é a de que a própria natureza das mudanças se modificou, elas tornaram-se muito mais rápidas. Não só ocorreram as grandes imigrações para a América, como a migração do campo para a cidade. A mistura de grandes avanços de um lado, e miséria, fome e exploração de outro, fez com que as pessoas começassem a sentir um sentimento generalizado de desordem, uma sensação de estar à deriva, sem rumo (GAY, 1998). Tratava-se, portanto, de uma época marcada por “dilemas sociais” (FERNANDES, 1980, p. 27), e a Sociologia surge como ciência preocupada em construir explicações a respeito da sociedade e de suas transformações.
A palavra “Sociologia” nasceu por volta de 1830 na França, cunhada por Augusto Comte.
Assim como outros homens de sua época, Comte via a sociedade como estando em crise
e achava que a função da Sociologia seria a de resolver a crise do mundo moderno, isto é, fornecer um sistema de ideias científicas que presidiria a reorganização social. A Sociologia era entendida de forma ampla e incluía parte da Psicologia, a Economia Política, a Ética e a Filosofia da História Hoje ela é uma Ciência autônoma com relação a todas essas acima citadas. Achava-se que o mundo moderno estaria em crise, devido ao contexto da época, da Revolução Industrial e de rápida urbanização. A Revolução Industrial havia começado no século XVIII, mas suas consequências para a vida das pessoas se fizeram sentir com mais força somente no século XIX. Ela está relacionada ao desenvolvimento de um sistema fabril mecanizado que produz quantidades tão grandes e a um custo tão rapidamente decrescente que não precisa mais depender da demanda existente, pois ela cria o seu próprio mercado. A indústria automobilística ajuda a entender isso. Não foi a demanda por carros em 1890 que criou a indústria de porte que hoje conhecemos, mas a capacidade de produzir carros baratos – isso é que fomentou a atual demanda em massa.
Nos grandes centros urbanos, a Revolução Industrial disseminou a miséria e o descontentamento, e assim, na segunda metade do século XIX, não eram só os operários que estavam descontentes com os parcos salários, os pequenos comerciantes também estavam descontentes. Não viam que o problema não eram as máquinas em si, mas todo um sistema econômico que estava se alterando.

Acompanhando a Revolução Industrial ocorria o processo de urbanização, com o desenvolvimento das cidades, que se tornaram o palco dessas transformações e cresceram de forma desmesurada. Ocorreu um esvaziamento do campo. As pessoas não só atravessavam oceanos, como também partiam do campo para as cidades em busca dos meios para sua sobrevivência ou de melhores condições de vida.

Em meio a tudo isso surgiu a Sociologia. Ela veio, nesse primeiro momento, não só para compreender, mas também para reformar a sociedade. Afinal de contas, a pobreza existente nas sociedades industriais não era mais vista como um problema natural, um castigo da natureza ou da Providência, mas, sim, fruto da exploração excessiva, ou seja, um problema social. A Sociologia nasceu como uma ciência da sociedade industrial (BOTTOMORE, 2008, p. 19-21).

Questões:
1- Quando surgiu a palavra sociologia?
2- Como Auguste Comte via a sociedade de sua época?
3- Como surgiu, nesse primeiro momento, a sociologia?


Dúvidas: jamaral@prof.educacao.sp.gov.br

                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário