E.E.Dr.
Domingos de Magalhães
Texto:
"Família e Escola".
“Comparados
a outros seres, somos um animal frágil: possuímos reduzida força
física, não temos muita velocidade de deslocamento, nossa pele é
pouco resistente ao clima e agressões, não nadamos bem e não
voamos, não resistimos mais do que alguns dias sem água e alimento,
nossa infância é muito demorada e temos de ser cuidados por longo
tempo. Ora, vivemos em um planeta que oferece condições de vida
muito especializadas; um animal como nós não teria chance nas
regiões polares, nas desérticas, nas florestas equatoriais, nas de
inverno inclemente, nos oceanos, etc. [...]O que vai nos diferenciar,
de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora
consciente, ou seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas
instintivamente ou por reflexo condicionado) em busca de uma mudança
no ambiente que o favoreça. Essa ação transformadora consciente é
exclusiva do ser humano e a chamamos trabalho ou práxis; é
consequência de um agir intencional que tem por finalidade a
alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e
inventar o ambiente humano. [...] Se o trabalho é o instrumento,
qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos
Cultura (conjunto dos resultados da ação do humano sobre o mundo
por intermédio do trabalho). [...][...] Em suma, o Homem não nasce
humano e, sim, torna-se humano na vida social e histórica, no
interior da Cultura.[...] [...] Um dos produtos ideais da cultura são
os valores, por nós criados para o existir humano, pois, quando os
inventamos, estruturamos uma hierarquia para as coisas e
acontecimentos, de modo a estabelecer uma ordem na qual tudo se
localize e encontre seu lugar apropriado. [...] O principal canal de
conservação e inovação dos valores e conhecimentos são as
instituições sociais como a família e a Igreja, o mercado
profissional, a mídia, a escola etc.[...] ao contrário dos outros
seres vivos, nós os humanos, dependemos profundamente de processos
educativos para nossa sobrevivência (não carregamos em nosso
equipamento genético instruções suficientes para a produção da
existência) e, desse prisma, a Educação é instrumento balisar
para nós. No entanto, a Educação pode ser compreendida em duas
categorias centrais: educação viven-cial e espontânea, o “vivendo
e aprendendo” (dado que estar vivo é uma contínua situação de
ensino/aprendizado), e educação intencional ou propositada,
deliberada e organizada em locais predeterminados e com instrumentos
específicos (representada pela Escola e, cada vez mais, pela mídia).
1.
Conforme o texto apresentado, a espécie humana enfrenta muitas
dificuldades de adaptação e sobrevivência, mas se serve de sua
inteligência para criar maneiras de compensar suas fraquezas.
Considerando sua leitura e reflexão, responda às perguntas que
seguem abaixo:
a)
Segundo o texto, já nascemos seres humanos? Por quê?
b)
Segundo o texto, somos seres frágeis. Por que ele afirma isso?
c)
O que nos diferencia dos outros seres vivos?
d)
Segundo o texto, qual a importância da educação para o ser humano,
para o nosso projeto de vida? Argumente se você está de acordo ou
não com o que aborda o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário