E.E. Dr. Domingos de Magalhães.
Atividade
de Sociologia. - Os processos de construção da identidade II.

Mecanismos
de construção da identidade.
Um
primeiro ponto que se deve compreender é o fato de que a identidade
é relacional, ou seja, marcada pela diferença (WOODWARD, 2000, p.
9).
Mas
por que ela é relacional? O que isso significa?
O
ser humano, para construir um Eu, precisa construir esse Eu em uma
relação com um outro. Em outras palavras, para que qualquer Eu
surja, é preciso que exista alguma coisa ou alguém que possa ser
classificado como outro. Emtre o Eu e o Outro há uma relação.
Pode
parecer estranho, pois, do ponto de vista do senso comum, acreditamos
que a identidade tem a ver com identificar-se com os iguais. Se as
pessoas acreditam que existam pessoas iguais e querem se unir ou
ligar a elas, isso ocorre porque se acredita que existam os que sejam
diferentes. Não interessa se essas diferenças realmente existem, se
elas se baseiam em fatores reais ou imaginários.
Para
a diferença existir, basta que as pessoas acreditem que ela exista.
“Receber
uma identidade implica na atribuição de um lugar específico no
mundo. Assim como esta
identidade
é subjetivamente apreendida pela criança (‘eu sou John Smith’),
o mesmo se dá com o
mundo
para o qual a identidade aponta. A apropriação subjetiva da
identidade e a apropriação subjetiva do mundo social são apenas
aspectos diferentes do mesmo processo de interiorização,
mediatizado pelos mesmos outros significativos”. BERGER, Peter;
LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis:
Vozes, 1985. p. 178.
A
construção das identidades se dá por meio de símbolos, ou seja,
ocorre o que chamamos de uma
marcação
simbólica. Por meio da marcação simbólica os grupos expressam sua
identidade uns para os outros. Na maioria das vezes, o símbolo pode
ser um objeto, mas ele também pode ser um sinal, um elemento
gráfico, entre outros. Ele passa uma mensagem, um significado, que é
entendido pelos outros grupos. Por exemplo: uma casa não é somente
uma casa em nossa sociedade. Uma casa também pode ser um símbolo e
assim passar uma mensagem. Se ela é pequena e está localizada em um
bairro mais simples, ela transmite a ideia de que seus donos não têm
muitas posses. Se ela é grande, possui piscina e um espaçoso
jardim, transmite a ideia de que os proprietários têm dinheiro e a
casa pode ser um símbolo de prestígio social. A capacidade de
atribuir significados às coisas que
nos
cercam é típica do ser humano e serve para expressar ideias e
conceitos e ajudar as pessoas
na
construção de sua identidade.
Em
sociedade, os indivíduos se identificam com grupos e pessoas e usam
símbolos para expressar o pertencimento a determinado grupo social.
Alguns exemplos de símbolos que servem para que os grupos dentro da
sociedade se diferenciem entre si, são os costumes (por exemplo:
comer adequadamente com os talheres pode ser uma forma de mostrar a
qual grupo você pertence) e a religião (em alguns lugares,
dependendo da religião à qual você pertence, você pode passar
diferentes mensagens sobre quem você é). As roupas que você usa,
as músicas que ouve, os livros que lê, o time de futebol de sua
predileção, entre muitos outros fatores, também podem servir para
mostrar o grupo do qual você faz parte, pois podem servir para a
marcação simbólica entre grupos. Elas podem expressar ideias e
conceitos que ajudam as pessoas a construir sua identidade.
Por
meio das marcações simbólicas os indivíduos dão sentido à sua
vida. Ao receber uma identidade, as pessoas constroem um lugar no
mundo.
1 -A
estrela de Davi é um símbolo que identifica os judeus, cite
exemplos de símbolos que podem ser usados para as pessoas se
diferenciarem entre si, ou se identificarem.
2-
Para Peter Berger e Tomas Luckmann o que significa receber uma
identidade?
3 .
Como se dá, segundo o texto, a construção das identidades?
NOME: Luis Eduardo n°22 1° B
ResponderExcluir1R: mandei no whats as imagens professor.
2R: Receber uma identidade implica na atribuição de um lugar específico no mundo. Assim como está indentidade é subjetivamente aprendida pela criança.
3R: A construção das indentidade se dá por meio de símbolo, ou seja, ocorre o que chamamos de uma marcação simbólica. Por meio da marcação simbólica os grupo expressam suas identidades uns para os outros.