segunda-feira, 22 de junho de 2020

Atividade de Sociologia. - Os processos de construção da identidade II. - 1ªsérie.


                          
            E.E. Dr. Domingos de Magalhães.

Atividade de Sociologia. - Os processos de construção da identidade II.

Mecanismos de construção da identidade.
Um primeiro ponto que se deve compreender é o fato de que a identidade é relacional, ou seja, marcada pela diferença (WOODWARD, 2000, p. 9).

Mas por que ela é relacional? O que isso significa?
O ser humano, para construir um Eu, precisa construir esse Eu em uma relação com um outro. Em outras palavras, para que qualquer Eu surja, é preciso que exista alguma coisa ou alguém que possa ser classificado como outro. Emtre o Eu e o Outro há uma relação.

Pode parecer estranho, pois, do ponto de vista do senso comum, acreditamos que a identidade tem a ver com identificar-se com os iguais. Se as pessoas acreditam que existam pessoas iguais e querem se unir ou ligar a elas, isso ocorre porque se acredita que existam os que sejam diferentes. Não interessa se essas diferenças realmente existem, se elas se baseiam em fatores reais ou imaginários.
Para a diferença existir, basta que as pessoas acreditem que ela exista.


“Receber uma identidade implica na atribuição de um lugar específico no mundo. Assim como esta
identidade é subjetivamente apreendida pela criança (‘eu sou John Smith’), o mesmo se dá com o
mundo para o qual a identidade aponta. A apropriação subjetiva da identidade e a apropriação subjetiva do mundo social são apenas aspectos diferentes do mesmo processo de interiorização, mediatizado pelos mesmos outros significativos”. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 178.

A construção das identidades se dá por meio de símbolos, ou seja, ocorre o que chamamos de uma
marcação simbólica. Por meio da marcação simbólica os grupos expressam sua identidade uns para os outros. Na maioria das vezes, o símbolo pode ser um objeto, mas ele também pode ser um sinal, um elemento gráfico, entre outros. Ele passa uma mensagem, um significado, que é entendido pelos outros grupos. Por exemplo: uma casa não é somente uma casa em nossa sociedade. Uma casa também pode ser um símbolo e assim passar uma mensagem. Se ela é pequena e está localizada em um bairro mais simples, ela transmite a ideia de que seus donos não têm muitas posses. Se ela é grande, possui piscina e um espaçoso jardim, transmite a ideia de que os proprietários têm dinheiro e a casa pode ser um símbolo de prestígio social. A capacidade de atribuir significados às coisas que
nos cercam é típica do ser humano e serve para expressar ideias e conceitos e ajudar as pessoas
na construção de sua identidade.
Em sociedade, os indivíduos se identificam com grupos e pessoas e usam símbolos para expressar o pertencimento a determinado grupo social. Alguns exemplos de símbolos que servem para que os grupos dentro da sociedade se diferenciem entre si, são os costumes (por exemplo: comer adequadamente com os talheres pode ser uma forma de mostrar a qual grupo você pertence) e a religião (em alguns lugares, dependendo da religião à qual você pertence, você pode passar diferentes mensagens sobre quem você é). As roupas que você usa, as músicas que ouve, os livros que lê, o time de futebol de sua predileção, entre muitos outros fatores, também podem servir para mostrar o grupo do qual você faz parte, pois podem servir para a marcação simbólica entre grupos. Elas podem expressar ideias e conceitos que ajudam as pessoas a construir sua identidade.
Por meio das marcações simbólicas os indivíduos dão sentido à sua vida. Ao receber uma identidade, as pessoas constroem um lugar no mundo.


1 -A estrela de Davi é um símbolo que identifica os judeus, cite exemplos de símbolos que podem ser usados para as pessoas se diferenciarem entre si, ou se identificarem.

2- Para Peter Berger e Tomas Luckmann o que significa receber uma identidade?

3 . Como se dá, segundo o texto, a construção das identidades?






Um comentário:

  1. NOME: Luis Eduardo n°22 1° B
    1R: mandei no whats as imagens professor.
    2R: Receber uma identidade implica na atribuição de um lugar específico no mundo. Assim como está indentidade é subjetivamente aprendida pela criança.
    3R: A construção das indentidade se dá por meio de símbolo, ou seja, ocorre o que chamamos de uma marcação simbólica. Por meio da marcação simbólica os grupo expressam suas identidades uns para os outros.

    ResponderExcluir