segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade de Sociologia 3ºano - Movimento Negro.


 
            
E. E. Dr. Domingos de Magalhães

Tommie Smith, símbolo da luta contra o racismo, completa 76 anos

O Movimento Negro
    Desde antes da Abolição houve vários “movimentos negros”, que se orientaram por
diferentes linhas de pensamento e tiveram objetivos diferentes, segundo a época e o contexto
social e político em que emergiram. O que os aproxima entre si são duas questões fundamentais, que permeiam a história das lutas de seus militantes pelos direitos de cidadania da população negra no Brasil: a luta contra a discriminação com base na cor da pele e a reivindicação
por maiores espaços de integração em todos os âmbitos da sociedade nos quais sua participação
se deu em condições de desigualdade: mercado de trabalho, educação superior, meios de comunicação, cinema, televisão, propaganda etc.
O movimento negro pode ser classificado em três fases distintas:
-  Movimentos abolicionistas e de libertação.
-  Movimentos de integração na sociedade de classe.
-  Movimentos de perspectiva socialista.
    Os movimentos abolicionistas incluem um conjunto de movimentos que contribuíram por meio de suas ações para a abolição da escravatura. Muitos desses movimentos eram formados por ex-escravos libertos ou fugidos. Após a Guerra do Paraguai, quando todos os negros que lutaram no Exército foram alforriados, o número de libertos aumentou, intensificando a participação nessas organizações. Logo após a Abolição da Escravidão, em 1888, tiveram início os chamados movimentos negros “pós-abolicionistas”, que se organizaram,com o objetivo de lutar pela República, reunir a população negra e, em alguns casos, reivindicar o movimento abolicionista como uma conquista popular, recusando a importância da princesa Isabel na promulgação da Lei Áurea. Algumas dessas organizações, como a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, de São Paulo, datam de 1720.
    “As raízes dos movimentos negros do pós-abolicionismo antecedem, portanto, a esta, sobretudo se considerarmos um conjunto amplo de associações, irmandades religiosas, organizações de ajuda mútua, centros de candomblé e outras que foram fundadas antes da abolição e exerceram um papel importante e sistemático de aglutinação, reunião e organização de nossa gente. Este conjunto teve finalidades diversas, indo da ajuda mútua à educação, passando sempre pela questão da resistência e combate ao racismo, através de formas passivas ou violentas.” CUNHA JR., Henrique. Textos para o movimento negro. São Paulo: Edicon, 1992. p. 71.
    Depois da Abolição, o mercado de trabalho brasileiro gradualmente passou pelo processo de
modernização e industrialização. Com a entrada maciça de imigrantes estrangeiros, os negros passaram a competir por postos de trabalho na indústria, nos portos, nas ferrovias. Porém, é importante enfatizar que as populações negras continuaram a ocupar, especialmente nas áreas da construção, transporte, comércio e serviços, as mesmas profissões que detinham no tempo da escravidão. Apesar do esforço para se adaptar às novas formas de trabalho, os negros encontraram dificuldades de aceitação em determinados locais, e também a recusa de pagamento de salá rios, trocando trabalho por casa e comida. Para se ter um exemplo concreto, aos negros era interditada a interpretação de papéis no cinema. No início do século XX, os papéis de personagens negros eram interpretados por atores brancos, pintados de preto. A técnica
chamava-se blackface.
    “Sua prática revela a essência do preconceito racial, pois nele um grupo étnico (branco)
constrói representações de outro grupo étnico (negro) baseado nos seus próprios valores e
visão de mundo (preconceitos).” CARVALHO, Noel dos Santos. O cinema em negro
em branco In: SOUZA, Edileuza Penha de. Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte:
Mazza Edições, 2006. p. 18.
    Cerca de vinte anos após a Abolição, surge um tipo de organização baseado na constituição de clubes, com nomes como José do Patrocínio, Abolicionistas, 13 de Maio, Princesa Isabel, que lutavam contra o racismo e as barreiras sociais baseadas na cor. Esses movimentos foram influenciados pelo movimento operário anarquista, socialista e comunista. Nessa época também surgiram diversos jornais, como o Getúlio, em Campinas (SP), e o Clarim da Alvorada, em São Paulo, especificamente ligados aos movimentos negros. Nos dias 13 de maio e 26 de setembro, militantes organizavam protestos e realizavam discursos buscando conscientizar a população. A partir da década de 1930 observa-se uma divisão interna no movimento, com a formação da Frente Negra, fundada em setembro de 1931 e responsável pela reunião de um número considerável de participantes em diferentes cidades e Estados. Dada a amplitude do movimento, e as características dos seus integrantes nos diversos locais, a Frente Negra também apresentava tendências diversas dependendo da sua base de organização. Em São Paulo, era constituída de funcionários públicos e empregados no setor de serviços e domésticos, apresentando tendências políticas integralistas. Mesmo com essas divergências, a Frente Negra foi um movimento que cresceu em importância política e número de membros, chegando a se propor como um partido político até ser fechada pela ditadura Vargas, com a implantação do Estado Novo, em 1937.

Questões:
1 - Quais foram as fases do movimento negro?
2 - Qual era o objetivo do movimento negro pós-abolicionistas
3 - Na sua opinião como acabar com o racismo no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário